Importante ressaltar que no momento da entrega de uma Avaliação de Empresa há o questionamento sobre o valor dos ativos intangíveis como marca, carteira de clientes, corpo gerencial e mão de obra qualificada (força do trabalho), tecnologia, entre outros ativos, se não deveriam ser mensurados ao valor da empresa.
A resposta é que estes ativos intangíveis estão inclusos no valor da empresa. No entanto com a convergência brasileira às Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS - International Financial Reporting Standards) emanadas pelo IASB (International Accounting Standard Board - Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade), em uma Combinação de Negócios é necessário identificar e valorizar a justo valor os ativos intangíveis adquiridos, através de Laudo de Alocação do Preço de Compra (Purchase Price Allocation - PPA).
Esta alocação visa decompor o preço de compra da empresa adquirida, identificando os ativos Intangíveis e os tangíveis, tendo como resultado uma apuração mais refinada do valor de Goodwill, ou ágio na operação.